Os 182 anos da Feira por Ana Paula Duarte...

Foto: André Lacerda

Hoje Feira de Santana faz aniversário e eu queria parabenizar a quem a fez e faz todos os dias, com essa foto.

Lógico que a foto trata de uma pauta única, que é a ocupação na Maria Quitéria, impedindo assim a continuidade das obras do famigerado BRT, que destruiria avenidas importantes e identitárias de nossa cidade.

Ocupação, resistência, luta, perseverança. Palavras que o povo de Feira conhece bem. E por isso a relação, com a força, com a luta e com o desejo de construir sempre a nossa vida nessa cidade.
Pois bem, não quero parabenizar uma máquina governamental, uma cidade abstrata, mas quem a povoa e a torna possível. Parabéns aos carregadores do Centro de Abastecimento, aos/as artesãos e comerciantes que tem resistido ali na área de artesanato (nas pessoas de minhas queridas Marly FernandesValdira Fernandes), dos guerreiros e guerreiras que lutam com o descaso com o qual foram tratados ao serem "despejados" do Mercado de Arte Popular (na pessoa do companheiroMax Welber Oliveira), estendo essa felicitação aos/as ambulantes e profissionais autônomos que retroalimentam a nossa cidade (na pessoa de Natalice Barbosa Silva Cavalcante), aos/as educadores/as que desconstroem para reconstruir novas formas de pensamento, longe do binarismo e de um conservadorismo congelante (nas pessoas das colegas Quezia AlvimCarolina LaquesisJorge SantanaZózimo Trabuco e tantos/as outros/as que fazem diferença na educação desta cidade). Parabenizar as donas de casa, que trabalham tão arduamente todos os dias, deixando em ordem a vida de quem segue para o espaço público (na pessoa de minha mãe Nide Mendes, tia Edileusa Mendes), às guerreiras e guerreiros que lutam para que o campo também seja visível como um lugar de vida digna e com direitos (na pessoa de Francisca Fonseca e Vera Carneiro), aos/as que lutam em defesa de nossas crianças (na pessoa de Sueli Hittii).
Aos tantos e tantas que seguem firmes e combativos na luta por uma cidade melhor nos mais diversos segmentos.
Ao povo da minha Feira de Santana, aos que nasceram, aos que se achegaram e se criaram aqui, querendo vê-la crescer plena, longe de grilhões e amarras, mordaças simbólicas que ainda a aprisionam, os meus parabéns, a todos nós! Ocupantes, acampados nessa cidade que guarda nossos sonhos, nossos desejos, nossas ações...PARABÉNS FEIRA, PARABÉNS FEIRENSES!!!

Bom mesmo seria marcar aqui todo mundo...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário